terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você Não Pode e Você Pode!

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World (mundo) Wide (amplo, largo, extenso)  Web (teia, entrelaçamento), razão do www. no endereço usado para explorar websites, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na America Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.

A Internet é simplesmente fantástica e podemos aprender, trocar informações, conversar, contactar gente nova, fazer amigos, jogar, brincar…É um mundo extenso e entrelaçado!

Mas a Internet, tal como o mundo real e físico, também tem muita gente mal intencionada que trata de alguns assuntos complicados agindo de modo muito negativo.

Uma característica comun no ser humano é a curiosidade pelo o desconhecido ou pelo o novo. A curiosidade por coisas desconhecidas é natural,  com certeza saudável, promove crescimento, aprendizado e conhecimento. Contudo, o mundo em que vivemos, é necessário equilíbrio nessa curiosidade, como diz o velho adágio: "Nem tudo que brilha nesse mundo é ouro!", mas a curiosidade deve ser acompanhada por formação e informação.

Na internet tem outra façanha perigosa é um mundo que permite as pessoas facilmente fingirem ser quem não são, com o objetivo de enganar, ou para fazer mal, ou até mesmo ser aquilo que ela gostaria de ser na realidade e porém não é, tais pessoas podem ser mais perigosas do que você e eu imaginamos.

Com relação ao uso das crianças na internet, publico que cresce cada dia mais, podemos chamar a "Geração Digital" é muito importante salientar que a navegação delas seja acompanhada por um adulto, isso é uma boa
ideia especialmente porque na internet também temos coisas que são proíbidas aos menores. Outro conselho importante é colocar senhas e limitar a navegação dos mesmos, pois assim os pais terão um maior controle da situação.

É inesquecível minha primeira navegação no mundo web... (kkkkkkkkkkkkk) como um bom mineiro eu dizia: "onde co to, pra onde co vo" (kkkkkkk). Mas isso foi a 10 anos atrás e a paixão pela internet foi cada vez mais intensa, que além de "hobby" virou profissão sem deixar de ser prazeroso. No entanto, vai ai alguma dicas que eu particularmente no início não tive o privilégio que você está tendo agora de receber, aconselho-te a respeita-las, pois são dicas importantes a seguir e caso lhes obedeça as chances de ser ferir diminuirá na sua navegação.


Não Pode! 

  • Não pode: Enviar fotos para pessoas que não conhecemos;
  • Não pode: Marcar encontros com estarnhos via net (jamais, nuca);
  • Não pode: Dizer as tuas senhas particulares, seja de e-mail ou bancárias;
  • Não pode: Dar dados pessoais a pessoas que você conheceu através de um algum meio via net. Ou seja, além do e-mail, como, por exemplo o telefone ou endereço residencial.
  • Não pode: Jamais dar sem autorização informações pessoais, da família, ou até mesmo de amigos;
  • Não pode: Fazer plágios de qualquer coisa que seja. É recomendável sempre citar a fonte;
  • Não pode: Vender produtos piratas na internet, "pode dar cadeia";
  • Não pode: Abrir ou invadir e-mail´s alheios;
  • Não pode: Dar o número de cartões de crédito ou de quaisquer documento pessoal;
  • Não pode: Enviar e-mail spam (envio de propagandas sem pré-cadastro de newsllester);
  • Não pode: Pornografia infantil (é crime)
Pode! 

  • Você pode: receber "Newsletters" (e-mails com publicidades ou notícias) regularmente com novidades e informações sobre temas que te interessam, desde que você tenha se cadastrado seu e-
    mail  ou assinado deliberadamente. Você pode denunciar, caso o spam lhe seja enviado.
  • Você pode: navegar pelos sites com temas de seu interesse livremente, utilizando a pesquisa dos vários motores de busca como google, yahoo por exemplo.
  • Você pode: Bater papo, conversar, ou teclar, com outras pessoas, internautas nas salas de chats, msn ou popularmente salas de "bate-papo".
  • Você pode: participar de fóruns sobre vários temas ou criar algum sobre qualquer assunto.
  • Você pode: enviar mensagens de texto, fotografias, sons, etc., passando somente o contato de e-mail.
  • Você pode: dar outros dados, apenas se forem sites apropriados e seguros, aconselho sempre fazer pesquisa sobre a opinião pública sobre determinado site, loja virutal ou empresa na net.
  • Você pode: baixar (dowload) programas, música, que se encontre disponíveis e gratuitos na Internet.
  • Você pode: ter a sua própria página pessoal, site, loja, blog (como esse) e pôr neles o conteúdo on-
    line, lembrando que és responsável por tudo que publica, assim sendo pense bem antes de publicar.
Conheça nosso site oficial Clique Aqui!
Lindomar J. S.
Diretor Geral DRdesigns – “Divulga Reino Designs” – Desenhando Seu Futuro!

0 comentários:

Postar um comentário