sexta-feira, 8 de abril de 2011

Motivos básicos para você, sua empresa ou produto ter um WebSite!

Ouço sempre desde os primórdios da Web a seguinte indagação “Por que minha empresa (ou negócio) deve ter um site?” Muitas vezes, no contato com um potencial cliente, percebo a dúvida dele sobre a sua presença online, ou a de sua empresa, "produto". Contudo, o cliente não está certo de que necessita de um site. Fixa-se nos conceitos, naquilo que pretende. Entretanto, quer apenas um email, uma coisa simples, depois percebe o quão tempo perdeu fora do mundo virtual. Como empresário nesse mercado online confesso que já ouvi um pouco de tudo.


Investir na internet não é somente pagar para ter um endereço na web. É investir, além de dinheiro, é necessário e fundamental investir "tempo". Por exemplo: agora são exatamente "meia noite" queria estar dormindo na cama depois de uma dia árduo de muitas atividades, todavia estou escrevendo para "você" <<isso demanda tempo>>. Assim sendo, é preciso acreditar que essa mídia pode gerar excelentes resultados. Não basta ter um site com as mesmas informações de um folheto comum entregue no semáfaro central. É necessário ter em mente como a web funciona. Compreender e respeitar sua dinâmica. Desta forma você atingirá um resultado satisfatório.

Se você ainda não decidiu a investir no seu site profissional ou de sua empresa, os motivos abaixo certamente o ajudará a mudar de idéia. Essas razões servem para quase todas as áreas de trabalho, de formas diferente, é claro. Leia, analise e tire suas próprias conclusões. Faça seu comentário, pois comentários são sempre bem-vindos!

Entenda de vez uma realidade: A Internet não é futuro, ela é presente. E, quem não percebe esta realidade, com certeza, estará perdendo oportunidades e competitividade. Pois, a internet no Brasil já conta com mais de 73,9 milhões de usuários. Vejamos então esses motivos que nos dão razões claras para termos presença na web:

  1. A concorrência tem um Website. A concorrência está apostando forte na Internet. A sua empresa não pode ficar para trás nessa corrida. Está duvidando? Use o Google agora e procure pelos os seus concorrentes…percebeu??
  2. Captação de clientes potenciais. O cliente que entrar em contato com o site de sua empresa com certeza estará interessado no que você tem a oferecê-lo, contudo, é uma oportunidade única para você fechar negócio. A publicidade on-line rompe barreiras geográficas e capta um público segmentado. No entanto, lembrando conforme foi dito acima, com a mesma facilidade que encontrou sua empresa, o cliente também encontrará seus concorrentes. Invista num bom design para agregar valor ao seu produto ou serviço. Certamente sua empresa se diferenciará das demais.
  3. Credibilidade. Um projeto para internet bem estruturado, com um bom design e uma navegação eficiente, dá credibilidade a uma empresa. Passa a imagem de profissionalismo, não importa seu tamanho e quantidade de funcionários. O consumidor atual espera que toda empresa decente tenha um Website.
  4. Aberto 24 horas, 7 dias por semana. A qualquer hora do dia, a qualquer dia do ano, a sua empresa tem uma loja aberta, informando, promovendo, tirando dúvidas e vendendo os seus produtos e serviços! Pense nisso!
  5. Localização. Ser localizado é importante para todo tipo de negócio. O site facilita chegar a loja física ou escritório (quando houver), encontrar um telefone ou e-mail para tirar dúvidas, enviar sugestões ou adquirir seus produtos e/ou serviços. Acabe com o conceito local do negócio. Abrace o conceito global! Para além de poder cativar clientes de qualquer parte do país (não apenas na região geográfica da sua loja física), vai poder receber novos clientes de outros países.
  6. Mídia justa. A internet, dentre outras mídias, é a mais democrática. Na web, não há empresa grande ou pequena, todas são iguais. Invista em um bom website e você terá uma boa fachada da sua empresa na internet. Tenha muito cuidado: fachada ruim transmite a idéia de empreendimento ruim.
  7. Informações sobre a empresa. Hoje em dia, o local de pesquisa onde se vai primeiro para obter informações de um produto, serviço ou empresa é a internet. Quanto melhor organizada estiver as informações sobre sua empresa, produtos e serviços, maiores as chances de conquistar clientes novos mais rapidamente. Um site comunica ao ritmo do utilizador. Se o utilizador procura informação especifica e pormenorizada, o site pode oferecer esse tipo de informação. Se o utilizador procura informação mais geral, encontrará o que procura, quase como um produto feito à medida.
  8. Um website pode ser multi-funcional. A internet pode ser usada tanto para marketing quanto para o gerenciamento da empresa, por exemplo, suporte, SAC, otimização do atendimento com clientes e fornecedores, etc.
  9. Ferramenta de venda. Um possível cliente pode examinar e estudar um produto ou serviço do conforto de sua casa a qualquer hora do dia. Alguns sites disponibilizam atendimento online para que o cliente possa esclarecer suas dúvidas, agilizando assim a venda. Se sua empresa investe muito tempo respondendo as mesmas perguntas de seus possíveis clientes, o site pode reduzir esse custo com uma página ou seção de perguntas freqüentes. Gerlamente chamada de FAQ.
  10. Transforme clientes em fãs. É o sonho de qualquer empreendedor e está se tornando real para milhares de empresas. Um site pode cativar os utilizadores e transformá-los em mais que clientes: em fãs, seguidores e usuários participativos. O que irá ajudar a fidelizar os seus clientes.
  11. Crescimento acelerado. A popularização da informática e o barateamento da internet banda-larga estão favorecendo para o surgimento de novos consumidores on-line.
  12. Melhor feedback dos clientes. O Website pode potenciar o feedback dos seus utilizadores. Quanto mais rápido receber essa informação dos clientes e utilizadores, maior será a flexibilidade para adequar-se ao mercado e satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes.Ele também facilita que seus clientes retornem com testemunhos, sugestões, críticas ou reclamações, permitindo uma maior agilidade na hora de modificar ou criar novos produtos, resolver problemas, criar estratégias de marketing e até ajudar novos clientes na decisão de adquirir um produto ou serviço que sua empresa fornece.
  13. Mensuração de resultados. Diferente de outras mídias, é muito mais fácil medir o retorno sobre o investimento de um negócio na internet. É possível saber quantos acessos e quanto tempo permaneceram conectados em seu website.
  14. Otimização. Os mecanismos de busca como "Google" (principal), "Yahoo" e outros são o primeiro local onde a maioria dos consumidores vão em busca de informações sobre um determinado produto ou serviço, como e onde adquirí-lo através de palavras-chave. Um site otimizado para esses mecanismos ajudará sua empresa a se aproximar de seu mercado ou outros novos.
  15. Valorize a imagem / marca da empresa. Um bom site transmite uma imagem positiva da empresa, valorizando-a junto aos usuários.
  16. Ótima relação custo x benefício. É relativamente baixo o custo para ter um site na internet se comparado com outras mídias, como a televisão ou anúncios em revistas. Fique por dentro solicite-nos um orçamento sem compromisso Clique Aqui! 
  17. Flexibilidade. Fácil manutenção. É claro que, após o lançamento do seu site, você não irá querer mexer nele por um bom tempo, mas se for necessário, é bem mais simples, rápido e barato se comparado com outras peças de comunicação.
  18. Contato dos visitantes. Pelo site pode-se solicitar o e-mail e endereço de clientes e pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços e autorização para envio de newsletters (boletins informativos), catálogos etc. Montar um banco de dados com os contatos de seus clientes atuais e potenciais para o envio de informações relevantes e divulgação de novos produtos e/ou serviços é essencial.
  19. É cada vez mais expectável que tenha um! Uma empresa não deve frustrar as expectativas dos clientes. Cada vez mais, o próprio consumidor quer que a empresa tenha um site, para ter acesso a mais e a melhor informação. A Small Business Administration dos EUA concluiu que as pequenas empresas (empresas Americanas) com presença online conseguiram um lucro 39% superior em média às empresa sem site.
  20. Conveniência. Assim como muitas crianças nem sabem que existe biblioteca para fazer seus trabalhos e como muitos não pegam mais filas em banco para pagar suas contas, a cada dia as pessoas estão se acostumando com as facilidades que a internet lhes proporciona. Faça algo a respeito e ofereça também maior conveniência para seus clientes.
O motivo mais importante é que a presença online merece um investimento ponderado e adequado. Esse investimento online será em termos de custos reais pouco significativo comparado com os custos de uma loja física. Esses são alguns motivos e razões para se investir na internet, contudo, é preciso investir corretamente, respeitando a dinâmica da web. Caso contrário, o seu investimento irá se transformar em custo e não trará o retorno esperado. Aliás, se você já possui o site da sua empresa mas não está vendo o retorno, veja se seu site não foi desenvolvido pelo sobrinho (risos). Pois, muitas empresas, após efetuarem um orçamento, optam por criarem seu site com o "sobrinho", "vizinho" ou até mesmo o "cunhado", o que acaba comprometendo o bom desempenho do site. Essa é chamada de "economia tola"!


Lindomar J. S.
Diretor Geral DRdesigns
“Divulga Reino Designs” – Desenhando Seu Futuro!

0 comentários:

Postar um comentário